Esta é, possivelmente, a parte mais difícil da transição para o veganismo, e por várias razões.
Os seres humanos são animais sociais, estamos “programados” para pertencer, e não gostamos de ser vistos como diferentes, esquisitos, externos ao grupo. Dizer “de repente” à família ou amigos que a partir de agora vamos deixar de fazer algo que sempre fizemos, que inclusivamente partilhávamos com eles até ao dia anterior, pode levar a que nos considerem esquisitos, que pensem que afinal não nos conheciam assim tão bem, e esse não é um sentimento agradável para nós.
Além disso, a comida tem uma forte componente social e cultural, é normalmente consumida em grupo em momentos de partilha e convívio, e ao optarmos por um tipo de alimentação diferente estamos a sacrificar um pouco esse aspeto. É possível que alguns dos restaurantes favoritos do teu grupo de amigos não tenham quaisquer opções veganas, pelo que continuar a lá ir implica que comas apenas arroz com salada. A tua pizza terá de ser diferente, vais rejeitar educadamente muitas fatias de bolo de aniversário, vais ter de levar o teu próprio tofu para a churrascada. Não há como negar que estas pequenas coisas têm importância. Mas se estás a ler isto, sabes que a vida e o bem-estar dos animais têm ainda mais importância. E verdadeiros amigos, pessoas que gostem verdadeiramente de ti, aceitarão tudo isso de bom grado, porque te respeitam e querem ver-te feliz.
É bastante provável que façam muitas perguntas; é normal que tenham curiosidade. Ainda que as perguntas sejam repetitivas e, muitas vezes, baseadas em equívocos (como a ideia de que proteína animal é necessária para uma dieta saudável), desde que sejam feitas de boa fé, sugerimos que tentes responder.
Se não souberes alguma coisa, admite que não sabes. E, se quiseres, podes acrescentar que vais pesquisar sobre o assunto e depois respondes. Não és obrigado a saber tudo. E sim, haverá pessoas que vão fazer-te perguntas não por curiosidade, mas para tentar apanhar inconsistências na filosofia vegana, para provarem a si próprias que consumir animais faz sentido. Na nossa experiência, muitas pessoas sentem-se julgadas quando alguém lhes diz que é vegano. Como te estás a abster de consumir produtos de origem animal por razões éticas, essas pessoas interpretam isso como uma acusação implícita de que, por consumirem esses produtos, elas estão a fazer algo de errado, ou até que são más pessoas. Por isso, sentem a necessidade de se defender, ou até mesmo de atacar, com piadas, comentários desagradáveis ou perguntas de má fé. Embora essas piadas, comentários e interrogatórios possam doer, é importante que te lembres que não estás a fazer nada de errado; não acusaste nem atacaste ninguém ao escolheres começar a viver segundo os teus princípios. O que leva essas pessoas a agirem assim é a sua própria consciência; no fundo, elas sabem que o que estás a fazer é certo, mas não querem admiti-lo a si próprias, e o gozo ou a ofensa são mecanismos de defesa. Não podemos dizer-te como reagir a este tipo de comentários; cada um de nós tem o seu próprio temperamento, e o tipo de relação que tens com a pessoa também faz diferença. Mas tenta ter em mente o que está por trás desses comportamentos antes de reagires a eles. Lembra-te que já estiveste do outro lado e que talvez já tenhas pensado assim; quem sabe essa pessoa ainda venha a encontrar o seu próprio caminho para o veganismo.
Mas a verdade é que, no final das contas, nada te obriga a manter o contacto com pessoas que te façam sentir mal, e as pessoas que gostam efetivamente de ti e te valorizam vão aceitar bem a transição e até apoiar-te, porque é isso que fazemos por aqueles de quem gostamos (se precisarem de dicas sobre o que fazer, temos respostas aqui;)). E, quem sabe, a tua adesão ao veganismo até pode ser o ponto de partida para excelentes conversas, para a descoberta de novos restaurantes ou a abertura de novos horizontes!
Além disso, não precisas de fazer o caminho sozinho! Consulta a questão É possível obter apoio na minha transição para o veganismo? para conheceres sites e comunidades onde podes entrar em contacto com outros veganos e fazer novos amigos - virtuais ou não :)