É possível obter apoio na minha transição para o veganismo?

Partilhar

Sem dúvida! E de forma gratuita :)

Se aderires ao Desafio Vegetariano, terás acompanhamento personalizado e apoio nutricional durante um mês, para além de uma série de ementas, receitas e dicas preciosas diretamente no teu email.

Tens também o Desafio Veggie da Associação Vegetariana Portuguesa, com a duração de 15 dias e que te oferece um VeggieKit cheio de informação útil para a tua transição.

Se falas inglês, podes inscrever-te no Challenge 22, no Vegan Bootcamp ou na Veganopolis para seres colocado em contacto com um vegano - designado mentor ou buddy - que te vai ajudar e orientar ao longo de todo o processo. E tens sempre o famoso Veganuary, um desafio para aderires ao veganismo em 31 dias, com padrinhos como Joaquin Phoenix, Paul McCartney ou Alicia Silverstone. Apesar do nome (Veganuary = vegan + January), podes começar o desafio em qualquer altura do ano.

Existem também várias aplicações para telemóvel que se propõem a ajudar-te na tua transição para o veganismo, embora a maioria esteja apenas disponível em inglês; 21-Day Vegan Kickstart e Quit meat são duas das mais interessantes. E já agora, para descobrires restaurantes, cafés e outros tipos de estabelecimentos veganos, vegetarianos e veg-friendly em qualquer parte do mundo, espreita o site e app Happy Cow.

Para estares a par da variedade cada vez maior de produtos veganos que vão surgindo em Portugal, recomendamos a página Achados Veganos no Facebook e no Instagram (e também o seu motor de pesquisa). Aliás, as redes sociais são excelentes ferramentas para conheceres outros veganos e obteres apoio na tua transição :) Pesquisa por “veganos” ou “vegan” em qualquer rede social e encontrarás diversos grupos de pessoas que terão todo o gosto em acolher-te e ajudar-te. O /r/vegan e o /r/PortugalVegan no Reddit são particularmente amigáveis.

Mesmo que já sejas vegano, se procuras conhecer outros veganos em Portugal (e não só), os projetos acima são uma boa forma de o fazeres. E, se tiveres interesse, talvez possas mesmo voluntariar-te para ser uma das pessoas que ajuda e acompanha novos veganos :)

[Foto de um encontro na Quinta das Águias]

Foto cedida pela Quinta das Águias.