Onde posso saber mais sobre exploração animal?

Partilhar

Neste site, não nos debruçamos particularmente sobre o sofrimento e violência inerentes às diversas formas de exploração dos animais. Abrimos exceções nas questões Porque não ser apenas vegetariano, se não matamos os animais para obter ovos e laticínios? e Mas nem peixe? por essas serem áreas onde subsistem muitos equívocos e mitos, mas regra geral não nos focamos nesse tema, não porque não seja importante (pelo contrário: é a questão mais importante quando se fala de veganismo) mas porque estamos convencidos de que a maioria das pessoas tem noção da crueldade por trás dos produtos que consome, sobretudo quando estes são literalmente pedaços de cadáveres de animais. Não que a indústria seja muito transparente, mas, graças aos esforços de investigadores e associações animalistas, toda a gente já viu pelo menos uma reportagem numa revista, na televisão ou na Internet sobre a forma como os animais são tratados em instalações pecuárias, laboratórios ou matadouros. Além de que toda a gente já passou por um camião de animais na auto-estrada e os viu amontoados, expostos ao calor ou ao frio, com os focinhos a espreitar pelas frestas enquanto são conduzidos para a sua morte.

Nos dias de hoje, não é informação que falta, é reflexão e determinação para ultrapassar a dissonância cognitiva que nos segura a velhos hábitos que sabemos serem eticamente inaceitáveis, apenas porque “sempre o fizemos” ou porque “toda a gente o faz”. É essa reflexão que este site pretende ajudar a fazer, levando as pessoas a olharem para esses animais como os seres sencientes que são - tal e qual os nossos cães e gatos - e alinharem a sua forma de vida e opções de consumo com aqueles que já são os seus princípios.

Ainda assim, é nossa convicção que quem come ou usa os animais e/ou os produtos que resultam da sua exploração não tem o direito de virar a cara ou fechar os olhos à crueldade a que eles são submetidos. Por isso, recomendamos a todas as pessoas que vejam e leiam os seguintes recursos:

Vídeos

Sites

[Foto de galinhas num poleiro, na Quinta das Águias]

Foto cedida pela Quinta das Águias.