Sim! Podemos afirmá-lo peremptoriamente, pois quem o diz são as mais prestigiadas instituições de saúde e nutrição do mundo. Partilhamos abaixo algumas citações e links de documentos que o confirmam.
A evidência aponta não só para a importância do consumo regular de produtos de origem vegetal, como para o facto de uma alimentação exclusivamente baseada nestes produtos ser igualmente ou até mais protetora da saúde humana. Por outro lado, sabemos hoje que uma alimentação exclusivamente vegetariana, quando bem planeada, pode preencher todas as necessidades nutricionais de um ser humano e pode ser adaptada a todas as fases do ciclo de vida, incluindo a gravidez, lactação, infância, adolescência e em idosos ou até atletas.”
Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável da Direção-Geral da Saúde, Portugal
O vegetarianismo caracteriza-se pela exclusão de carnes e derivados da alimentação. Existem, ainda, os vegetarianos estritos que excluem também os ovos, leites e derivados. Mas, a questão principal é: a dieta vegetariana fornece todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo? A resposta é sim, pois a dieta vegetariana não apenas exclui os produtos cárneos, mas também os substitui por cereais, em grande parte integrais, leguminosas, oleaginosas, frutas e hortaliças que, quando consumidos em combinações adequadas, atingem as recomendações para indivíduos saudáveis em todos os ciclos da vida.”
Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Brasil
É a posição da Associação Americana de Dietética que dietas vegetarianas bem planeadas, incluindo dietas vegetarianas estritas ou veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem trazer benefícios de saúde na prevenção e tratamento de certas doenças.”
Tradução livre da Posição da Associação Americana de Dietética: Dietas Vegetarianas da American Dietetic Association, Estados Unidos da América
Não restam dúvidas, portanto: a dieta vegana é saudável e adequada para todas as fases da vida. Se for bem planeada, claro (um vegano que decida viver à base de batatas fritas ou de arroz e alface não será saudável), mas o mesmo pode ser dito sobre a dieta omnívora; aliás, grande parte dos omnívoros nas sociedades ocidentais tem uma dieta muito pouco saudável (até mesmo em Portugal).
Como a nossa cultura alimentar é muito centrada nos alimentos de origem animal, é preciso alguma pesquisa e exploração para garantir que retiramos dos alimentos de origem vegetal toda a riqueza nutricional que eles têm para oferecer. Segue abaixo uma lista de materiais em português onde encontrarás toda a informação de que necessitas, mas se estás a perguntar-te se será melhor ires a um nutricionista, a nossa resposta está aqui.
Conteúdos sobre nutrição e saúde
-
Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável da Direção-Geral da Saúde, citado acima e a melhor fonte para responder a perguntas como “onde vou buscar a proteína? E o cálcio? E o ferro? E a vitamina B12?”.
-
Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar da Direção-Geral da Saúde.
-
Canal de YouTube do projeto nutritionfacts.org, do médico norte-americano Michael Greger, onde uma boa parte dos vídeos tem legendas em português (recomendamos este para começar). O Dr. Greger tem também vários livros editados, dois dos quais foram já publicados em Portugal: Como Não Morrer e Como Não Fazer Dieta.
-
Livro Saúde e Fitness Vegan, de Rafael Pinto com revisão científica do médico Francisco Regel e do nutricionista desportivo Darchite Kantelal.
-
Site O Vegetariano, da nutricionista Sandra Gomes Silva.
-
Cuidados nutricionais a ter numa alimentação vegetariana, por Rafaela Honório, nutricionista parceira da Associação Vegetariana Portuguesa.