Como aderir ao veganismo por tipo de produto?

Partilhar

Ao decidir tornar-se vegano, há quem opte por eliminar os diferentes produtos animais da sua alimentação um de cada vez: normalmente começa-se pela carne vermelha, depois a branca, depois o peixe, os ovos, o leite… A ordem varia, mas na nossa experiência o último produto a eliminar tende a ser o queijo.

Não há nada de errado com esta abordagem, que proporciona tempo para o futuro vegano se informar e encontrar substitutos – nutricionais, funcionais e a nível de sabor – para cada uma das categorias que vai eliminando. O ponto fraco é que é um processo relativamente lento (tal como o processo refeição a refeição), e corremos o risco de ficarmos acomodados num dos níveis e acabarmos por não continuar o caminho.

O ideal é traçar um cronograma para a eliminação de cada um dos alimentos – em Janeiro carne vermelha, em Fevereiro carne branca, etc. – e fazer questão de o cumprir.

Devemos lembrar-nos sempre que o importante são os animais; cada dia, cada semana ou cada mês que passamos a consumir produtos de origem animal é um dia, uma semana ou um mês em que continuamos a patrocinar o seu sofrimento e morte às mãos de quem os explora.

[Foto de mousse vegana do Amor e Hortelã]

Mousse de chocolate vegana do Amor e Hortelã.